terça-feira, 27 de agosto de 2013

Deus está nos vendo, Ele está no controle, mas....

“Sorria, você está sendo filmado!” – Você já deu de cara com um cartaz onde essa frase estava escrita? Acredito que sim. E qual foi sua reação? Disfarçou o quanto pôde e ficou procurando onde estaria a câmera ou nem deu bola para o cartaz?
 
Quantas vezes durante o dia você para para pensar que os olhos do Senhor estão sobre você o tempo todo? Você tem dúvidas de que Deus lhe vê?

Saiba que Ele jamais tirará os olhos de você. Você lembra o que o salmista Davi escreveu?

“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.”
Salmos 139:7-12
Descrição: Descrição: Descrição: http://3.bp.blogspot.com/_GXBKEvd5STA/SIbKruqkQzI/AAAAAAAAA2E/Uo9b6cN-I3c/s400/CAVERNA2.jpg
Apesar de quase todos nós termos certeza absoluta que Deus no vê o tempo todo, ainda assim parece que isso muitas vezes não afeta o nosso comportamento.

Se você lembrar um pouco da história bíblica vai lembrar-se do dia em que Israel conquistou a cidade de Jericó (Josué 6). Se você ler a história verá que Deus ordenou que ninguém tomasse nada daquela cidade, mas destruísse tudo. Mas no meio daquela batalha em que milhares de homens estavam envolvidos, Deus viu um homem, Acã, desobedecendo às ordens que Ele havia dado (Josué 7:1). Preste bem atenção nisso. Milhares de soldados lutando dos dois lados, centenas morrendo, outros fugindo, e Deus prestou atenção na atitude pessoal de um homem.

Você ainda acha que qualquer um de nós pode fazer algo sem que Deus veja?

“O homem que profana seu leito prejudica-se a si mesmo, e diz: Quem me vê? As trevas me rodeiam, as paredes me escondem; ninguém me olha; a quem temerei? O Altíssimo não se recordará de meus pecados. E ele não compreende que o olhar de Deus tudo vê, que um semelhante temor humano exclui dele o temor a Deus, e que os olhos dos homens o temem. Ele não sabe que os olhos do Senhor são muito mais luminosos que o sol, que examinam por todos os lados o procedimento dos homens, as profundezas do abismo, e investigam o coração humano até em seus mais íntimos esconderijos. Pois, o Senhor Deus conhecia todas as coisas antes de tê-las criado, e as vê todas, depois que as completou.”
Eclesiástico 23:25-29

Mas saber que Deus nos vê o tempo todo não é apenas para nos causar medo ou temor, mas também para que isso nos sirva também de conforto todos os dias.

A Bíblia diz que Deus tem a conta dos nossos fios de cabelo, dos que estão sobre a cabeça e dos que se foram também (Mateus 10:30).  Ele tem a conta de cada lágrima que derramamos: Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas no teu livro”(Salmos 56:8).  Não importa onde estejamos, Deus sabe, Deus vê.

Tem outra história que eu gostaria que você lembra-se hoje. É a história de Hagar, a escrava de Abrão e Sarai (Gênesis 16:1-16).

Ela se encontrava em momento de grande angústia, porque estava fugindo da casa de seus senhores. Grávida e humilhada. Ela não era completamente inocente, estava provocando conflitos e precisava aprender lições sobre humildade.

O Anjo do Senhor aparece para Agar, enquanto esta estava em um deserto, triste, desolada, cansada, cheia de amargura. Ela fugia, e não poderia ser feliz, enquanto não plantasse a paz em seu coração e reconhecesse em seus senhores autoridade e gratidão. Hagar recebeu refrigério de Deus, quando parou junto ao poço e ouviu as promessas de Deus para sua vida. Veja o que ela diz:

“E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu és o Deus que me vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?”
Gênesis 16:13.

Deus nunca deixou de enxergar Hagar. Ele viu cada segundo de sua vida. Quando partiu de madrugada, apressadamente. Ele viu e ouviu o choro e os pensamentos da escrava, o clamor do seu coração. Mesmo parecendo ser uma simples escrava, coadjuvante da promessa feita a Abraão, porque concebeu de forma imprópria, errônea, Deus não desamparou. Ele acolheu em seus braços, como filha querida.

Deus achou o profeta Elias em uma caverna, em um lugar deserto (1 Reis 19:8-9). Deus viu Cornélio, enquanto orava e enviou um anjo para providenciar sua salvação (Atos 10). Deus sabia todos os detalhes de onde estava Paulo quando ordenou que Ananias fosse ao seu encontro (Atos 9:11).

Ainda que a sua vida esteja cheia de erros, ou que você esteja caminhando pelo deserto, em busca de água, de forças para prosseguir, saiba que Deus é o Deus que te vê. Reconheça hoje que Ele vendo você neste momento, e seja qual for a situação que você estiver enfrentando, Ele está pronto para lhe estender a mão.
Amados lembrem-se, DEUS está e tem o controle de tudo e de todos, mas deu-nos o livre arbítrio para que decidamos o caminho e o destino.
Ore, confie e sinta o SENHOR lhe orientar.
Muitas vezes ficamos mudos, parece que estamos vazios, sem saber o que dizer ou o que fazer, não te preocupes ore, e saibas que é necessário parar para ouvir e sentir o querer de DEUS.
Deus lhe leva por caminhos onde somente Ele lhe conduzirá, não temas, vá esse caminho é do SENHOR
A paz

Pra Lurdinei