segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Ministério Infantil e Reciclagem: História da Rainha Ester, atividades e


“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8;28)
Na vida do crente não existe sorte nem azar. Deus está no controle de tudo. Se algo estranho ou incomodo nos acontece, provavelmente haverá um propósito por trás daquilo. Quem busca a direção de Deus naquilo que faz, torna-se instrumento de Deus onde e quando menos espera. É assim que Deus age, nas coisas rotineiras da vida. Foi assim com Ester, que por sua obediência trouxe a salvação ao povo judeu. É assim com todo aquele que se dispõe a servir em qualquer circunstância.
 Ester 1 a 7          
Vers. p/Decorar: "Pois não há outro Deus que possa salvar com este". Daniel 3:29b.
APLICAÇÃO: ensinar que devemos confiar no Senhor, porque Ele conhece o futuro e sabe o que é melhor para nós.
Introdução (Mostre figuras do Presidente da República, governador, prefeito, etc. Mostre também figuras de reis e rainhas de outros países) Vejam estas figuras: são pessoas importantes que cuidam do nosso país. Na história de hoje vocês vão ouvir sobre um rei e uma rainha.
Ester 1 a 10 –    ESTER, UMA LINDA RAINHA
Já fazia muito tempo que o povo judeu estava fora do país. Eram maltratados e estavam espalhados por vários países.
Num país chamado Pérsia moravam muitos judeus. Entre eles havia um homem chamado Mordecai e sua sobrinha Ester. Os pais de Ester haviam morrido, por isso ela morava com seu tio. Eles amavam a Deus e obedeciam aos Seus mandamentos.
O rei da Pérsia se chamava Assuero. Um dia, ele decidiu escolher uma moça para ser a rainha. Então, pediu aos seus ajudantes que trouxessem moças muito bonitas para que ele escolhesse uma delas. Apareceram muitas moças para que o rei escolhesse. vocês conseguem adivinhar quem estava entre essas molas? Muito bem, Ester. As moças ficaram vários dias no palácio para fazer tratamento de pele, comer comidas especiais e ser cuidadas. Mordecai pediu a Ester que não contasse que ela fazia parte do povo judeu. Quando as moças já estavam prontas, cada uma chegava perto do rei para que ele a conhecesse. Todas estavam muito lindas! Mas o Rei Assuero não gostou de nenhuma delas até que chegou o dia de Ester se apresentar. Assuero gostou dela mais do que todas as outras, colocou uma coroa em sua cabeça e ela se tornou a rainha de toda Pérsia. Talvez Ester nunca tivesse imaginado que seria uma rainha! Assuero não sabia que Ester era judia. E se ele descobrisse? Será que mandaria Ester embora o palácio?
Havia um ajudante do rei chamado Hamã que não gostava de Mordecai e queria matar todos os judeus. Hamã não sabia que Mordecai era tio da rainha; isso era um segredo entre Ester e Mordecai.
Hamã fez muitos planos para matar os judeus. Mordecai descobriu tudo e falou para Ester que e disse ao rei que não deixasse Hamã matar o povo judeu. O povo judeu ficou com muito medo e orou pedindo que Deus ajudasse Ester quando ela dosse falar com o rei.Ester preparou um jantar especial e então contou para o rei que era judia e que Hamã queria matar o seu povo. Assuero ficou muito bravo, porque gostava de Ester. O rei mandou matar Hamã e o povo conseguiu se salvar. Deus usou Ester e Mordecai para livrar o povo judeu das mãos de Hamã. O povo fez uma festa para comemorar.
Conclusão Deus cuida direitinho de nós. às vezes nós não entendemos o que nos acontece, mas sabemos que Ele nos ama e quer sempre nos dar coisas boa.
ATIVIDADES
1-
MOLDE : REI  ASSUERO                 MOLDE: RAINHA ESTER

2- 

Rainha Ester: colorir e falar o que você entendeu.

Livro Ester 1 a 10



3-
O CETRO DO REI:  o cetro ao longo dos séculos é usado como sinal de autoridade, fazendo-o consistir em uma vara ou bastão mais ou menos rico e adornado que poderia conter alguma figura simbólica. Os da Idade Antiga, ostentavam os deuses e imperadores tinham a forma de haste ou vara elevada. Os da Idade Média se apresentavam mais curtos e ricos e os da Idade Moderna eram menores e adornados.

A PAZ
Pra Lurdinei