quarta-feira, 30 de maio de 2012

PAI NOSSO E ESCALA DE VALORES PARA CRIANÇAS

E DISSE JESUS:
Mateus 19:14
14 Jesus, porém, disse: Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céus.
A Oração:
 Pai Nosso que estai nos céus
Santificado seja o Vosso nome;
Venha a nós o Vosso reino; seja feita a vossa vontade
Assim na terra como no céu.


O pão nosso de cada dia nos daí hoje;
Perdoai-nos as nossas ofensas,
Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido;
E não nos deixeis cair em tentação;
Mas livrai-nos do mal.
[Amém].
A explicação:
 1. PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS
       Foi Cristo que ao olhar para os Céus dize: "ABBA" nos ensinou a tratar Deus por Pai, por Paizinho. Deus o Senhor que está acima de tudo e de todos está nos mais altos dos Céus. Nos Céus de Deus Pai não existe a culpa, não existe o crime e o terrorismo. Quem está nos Céus está onde a morte não fere, está no Éden. A presença de Deus nos mais altos dos Céus faz com que a presença do amor se torne infinita. Lá existe a unidade, a paz e a tranquilidade.
2. SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME
       Diz Deus: "Sede santos, porque Eu sou Santo".
As nossas palavras e acções nada podem acrescentar a Deus, à Sua santidade. Pedimos que o Seu amor, o Seu carinho e a Sua graça cheguem até nós. Para tal, devemos Santificar todos os dias da nossa vida o Santo Nome de Deus.
3. VENHA A NÓS O VOSSO REINO
      O reino de Deus é o da fraternidade. Somos todos irmãos e filhos. Rezar o Pai-Nosso é assumir o mistério do irmão. O reino de Deus é reconhecer que Deus é Pai, que o Pai é o Criador. Só depois de reconhecermos que o Grande Reino é o do Pai, é que podemos rezar: "Pai-Nosso que estais no céu.
      O reino de Deus consiste em sermos humildes como uma criança, o amor emanado pelo coração de uma criança faz o mundo humano avançar em direção de Deus Pai. Daí subsciste que: o egoísmo paralisa o reino de Deus.
4. SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU
       Fazer a vontade de Deus é seguir a Sua palavra, os Seus caminhos. A vontade do Pai é "amarmo-nos como Cristo nos amou". Muitas vezes pensamos que a vontade de Deus é um fardo pesado e um peso insuportável. Pelo contrário significa o bem, a paz, a verdade. Fazer o bem é fazer a vontade de Deus. Quando uma pessoa volta ao bem, à caridade, realiza a vontade de Deus na plenitude.
5.0 PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE
       Há muito pão nas mãos de poucos e muitos sem pão.O pobre e rico deviam alimentar-se da nesma quantidade de pão. Contudo vemos muitas diferenças entre pobres e ricos.Só poderão participar no Banquete Celestial aqueles que forem capazes de repartir o pão com quem não o tem e quem descobrir no seu vizinho um seu irmão. Partilhar o pão é dar aquilo que temos dentro de nós. É partilhar Cristo e Cristo nos pede para que o façamos "hoje".
       Orando o Pão Nosso pedimos que Jesus viva em nós.
       Jesus é o Pão e é o sentido da nossa vida como bons Cristãos.
6. PERDOAI-NOS A NOSSAS OFENSAS ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO
       Quem sabe perdoar quem tem uma grande amplitude de coração, pois perdoar é recriar, perdoar é dar vida a quem tinha morrido para a vida. Todos nós temos as nossas fraquezas as nossas debilidades.  E nós? Exigimos que nos perdoem. Será que nós perdoamos aos outros? Será que somos capazes de abraçar o nosso inimigo? Temos de saber perdoar a quem nos fez mal. "Felizes os que têm misericórdia, porque alcançarão misericórdia". Recriar é dar oportunidade para alguém viver de novo. "É preciso perdoar setenta vezes setes", pois se perdoar-nos mutuamente, também o vosso Pai vos perdoará".
7.E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO
       Entrar no caminho do mal é muito fácil, pois os caminhos do mal e do facilitismo estão bem acalcados (por causa de existem muitos utilizadores). Os caminhos do bem da caridade são encontrados (por poucos) enrochados (pois falta a muitos a vontade de os percorrer). O desvio do bem é a maior tentação. Fechar-se ao próximo é sinónimo de individualismo e de pecado. A mentira é uma outra tentação: queremos demonstrar aos outros aquilo que não somos nem o que fizemos,mas a Deus nada podemos esconder. Que Deus nos livre do mal da mentira, da hipocrisia, da falsidade. Amém.



ATIVIDADES PARA COLORIR


ESCALA DE VALORES

Passar para as crianças os valores de DEUS, FAMÍLIA, IGREJA
Pedir para que escrevam três  cartas  para Deus
                    1- Agradecendo a Deus, falar com Ele sobre tudo.
        2- Pedir e falar sobre família, amigos etc...
                3- falar sobre a igreja e fazer pedidos para ela...
CAIXINHA DE ORAÇÃO: 
Colocar as três em um envelope e após em uma caixinha de oração, ninguém pode olhar o que o outro escreveu, nem abrir a caixinha e todos oram juntos pelos pedidos. E pode ser colocado mais pedidos e sempre orar por eles, você e as crianças.

Você é uma criança para Jesus 
Ele o protege e o defende em todo o tempo o tempo todo, então o ame de forma plena e sincera como uma criança.
A PAZ
Pra Lurdinei